top of page

Canteiro de obras organizado gera economia e reduz risco de acidentes

  • laiancunha7
  • 5 de dez. de 2020
  • 1 min de leitura

Atualizado: 7 de dez. de 2020

Na construção civil, planejamento e organização são sinônimos de segurança e economia. Um canteiro de obra organizado, com materiais e equipamentos estocados e armazenados de maneira correta, reduz os riscos de acidentes com operários e pedestres que circulam pelos arredores da construção, facilita o trabalho dos operários e agiliza o cumprimento do cronograma de entrega.

Porém, infelizmente, o improviso ainda ocorre em construções civis. Não raro é possível encontrar entulhos, ferramentas, tijolos, areia e tábuas espalhados pelo passeio público obstruindo a passagem e oferecendo riscos aos pedestres. Há casos de desrespeito até da lei que obriga a instalação de tapumes ou barreiras ao redor dos canteiros de obras, de forma a impedir o acesso de pessoas estranhas.

“O correto é fazer um projeto do canteiro de obras antes do início dos trabalhos atendendo as especificações da NR-18, além do espaço da obra, é preciso espaço físico adequado para armazenamento de materiais e equipamentos e área de vivência aos operários com instalações sanitárias, local de refeições, vestiário e até mesmo alojamento, em alguns casos. Porém, infelizmente, essa não é a realidade”, comenta o engenheiro civil e de Segurança do Trabalho Luiz Felipe Gelfei, inspetor do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA-PR).



https://www.crea-pr.org.br/ws/arquivos/3224


 
 
 

Comentários


bottom of page